Blog dedicado a professora Camila Pigozzo, que esteve conosco durante todo esse semestre. Aqui está reunido um pouco do que aprendemos sobre as células eucarioticas e procarioticas. Aproveitem!!

Páginas

terça-feira, 25 de maio de 2010

Células Eucarióticas

Células Eucarióticas

Biologia: Procariontes - Parte 01 (Prof. Toid)

Diferenciando as Células Eucarióticas das Células Procarióticas:

CARACTERÍSTICAS:

CÉLULA PROCARÒTICA:

Tamanho:
0,5 a 5 μm de diâmetro;

Parede celular:
Rígida, constituída por polissacarídeos com aminoácidos;
Material genético:
Em contato com o citoplasma e sem qualquer invólucro nuclear;


Organelos:
Sem organelos membranares, com muitos ribossomos;


Estruturas respiratórias:
Hialoplasma e membrana p

Fotossínteses:
Sem cloroplastos mas ocorre por vezes em lamelas fotossintéticas;


Flagelos:
Organelos locomotores simples apenas ligados à superfície da célula.


Células Eucarióticas:

Tamanho:
Cerca de 40 μm de diâmetro e em média 1000 a 10000 vezes o volume da célula Procariótica;

Parede celular:
Apenas nas plantas e fungos, constituída por celulose e quitina respectivamente. Rígida;

Material genético:
Possui núcleo e um ou mais nucléolos;

Organelos:
Vários tipos de organelos membranares (mitocôndrias, retículo, complexo de Golgi);

Estruturas respiratórias:
Hialoplasma e mitocôndrias;

Fotossínteses:
Dá-se nos cloroplastos (apenas nas células vegetais);

Flagelos:
Organelos locomotores complexos envoltos na membrana plasmática.

Segundo os dados que existem actualmente os seres procariontes são muito mais antigos que os seres eucariontes uma vez que os vestígios mais antigos conhecidos de seres eucariontes são de à 1500 milhões de anos enquanto que os vestígios de seres procariontes datam de à pelo menos 3800 milhões de anos, o que levou a alguns cientistas admitirem a hipótese dos eucariontes tivessem origem nos procariontes.
Essa hipótese é explicada por varias teorias explicativas da origem dos seres eucariontes sendo uma delas a Teoria Endossimbiótica. A Teoria Endossimbiótica defende que as células eucarióticas têm origem numa associação de células procarióticas simbióticas. Esta associação ocorre da seguinte forma:
- A célula hospedeira (Pró – eucarionte) perde a parede célula e múltiplas invaginações.
- A célula hospedeira captura outras (células hóspedes – bactérias aeróbias).
- As células hóspedes estabelecem relações simbióticas com a célula hospedeira.
- Estas relações tornam-se permanentes, originando comunidades independentes que passam a constituir organismos estáveis e únicos.
- Por fim as células hóspedes formam os organelos da célula eucarióticas (núcleo e mitocôndrias).
- Para a formação dos cloroplastos houve a ingestão de bactérias fotossintéticas (cianobactérias).

Esta teoria é uma das mais aceite, actualmente, pois existem vários argumentos que a apoiam, nomeadamente:

- Os cloroplastos e as mitocôndrias produzem as suas membranas internas, dividem-se independentemente da célula e contêm DNA não associado com histonas e outras proteínas.
- O ADN em cadeia dupla circular é o suporte físico do genoma.
- Os ribossomas dos cloroplastos são mais semelhantes em tamanho e características bioquímicas aos ribossomas dos procariontes do que em relação aos ribossomas do citoplasma dos eucariontes.
- E ainda hoje é possível observar que bactérias e alguns eucariontes formam alianças simbióticas.
- A delimitação do núcleo por uma membrana dupla.
- A síntese proteica (ribossomas e o tRNA), entre outros.

As células eucarióticas têm vantagens sobre as células procarióticas sendo uma das principais o facto das primeiras permitem uma maior diversidade de seres devido aos fenómenos de meiose e mitose que ocorrem, o que não acontece nos seres procariontes, uma vez que nestes ocorre apenas bipartição. Os seres eucariontes são multicelulares ao contrário das procariontes que são unicelulares, mas estes podem formar colónias. A multicelularidade é caracterizada por uma associação de células em que existe interdependência ao nível das estruturas e funções entre as células associadas. Com o evoluir da multicelularidade foram surgindo os vários organelos o que permitiu os organismos realizarem actividades muito complexas que antigamente os seus ancestrais unicelulares não conseguiam realizar. Os seres multicelulares tem várias vantagens em relação aos seres unicelulares, entre elas:
- Permite a existência de seres vivos de maiores dimensões.
- Permite uma maior diversidade de seres vivos o que facilita adaptação a diferentes ambientes.
- A especialização celular reduz a taxa metabólica e permite assim um gasto de energia mais eficaz.
- Existe mais independência em relação ao meio externo uma vez que têm uma maior capacidade para manter um equilíbrio dinâmico no meio interno.

As células eucarióticas constituem quase todos os organismos vivos, exceptuando as bactérias, as cianobactérias e os micoplasmas que são seres procariontes. As células dos procariontes são geralmente mais pequenas que as células eucarióticas, são constituídas por um número limitado de organelos, não possuem o ADN incluído no núcleo pois são desprovidos de membrana nuclear. As células eucarióticas são constituídas por vários organelos delimitados por uma membrana dupla. A principal diferença entre estas células e as células procarióticas é o facto de possuírem núcleo, é neste organelo que se localiza o material genético, o ADN.

http://www.sobiologia.com.br/

Célula Procariótica:

As células procariontes se caracterizam pela pobreza de membrana plasmática. Ao contrário dos eucariontes, não possuem uma membrana envolvendo os cromossomos, separando-os do citoplasma. Os seres vivos que são constituídos por estas células são denominados procariotas, compreendendo principalmente as bactérias, e algumas algas (cianofíceas e algas azuis) que também são consideradas bactérias.
Por sua simplicidade estrutural e rapidez na multiplicação, a célula Escherichia coli é a célula procarionte mais bem estudada. Ela tem forma de bastão, possuindo uma membrana plasmática semelhante à de células eucariontes. Por fora dessa membrana existe uma parede rígida, com 20nm de espessura, constituída por um complexo de proteínas e glicosaminoglicanas. Esta parede tem como função proteger a bactéria das ações mecânicas.
No citoplasma da E.coli existem ribossomos ligados a moléculas de RNAm, constituindo polirribossomos.
O nucleóide é uma estrutura que possui dois ou mais cromossomos idênticos circulares, presos a diferentes pontos da membrana plasmática.
As células procariontes não se dividem por mitose e seus filamentos de DNA não sofrem o processo de condensação que leva à formação de cromossomos visíveis ao microscópio óptico, durante a divisão celular.
Em alguns casos, a membrana plasmática se invagina e se enrola formando estruturas denominadas mesossomos.
As células procariontes que realizam fotossíntese, possui em seu citoplasma, algumas membranas, paralelas entre si, e associadas a clorofila ou a outros pigmentos responsáveis pela captação de energia luminosa.
Diferente das células eucariontes, os procariontes não possuem um citoesqueleto (responsável pelo movimento e forma das células). A forma simples das células procariontes, que em geral é esférica ou em bastonete , é mantida pela parede extracelular, sintetizada no citoplasma e agregada à superfície externa da membrana celular.
A principal diferença entre células procariontes e eucariontes, é que esta última possui um extenso sistema de membrana cria, no citoplasma, microrregiões que contêm moléculas diferentes e executam funções especializadas.



Tipos de Células Eucarióticas: célula animal e célula vegetal:

As células animal e vegetal são células eucariontes que se assemelham em vários aspectos morfológicos como a estrutura molecular da membrana plasmática e de várias organelas, e são semelhantes em mecanismos moleculares como a replicação do DNA, a transcrição em RNA, a síntese protéica e a transformação de energia via mitocôndrias.A presença de parede celular, vacúolo, plastídios e a realização de fotossíntese, são as principais características que fazem da célula vegetal diferente da célula animal.A parede celular, que é composta principalmente de celulose, determina a estrutura da célula, a textura dos tecidos vegetais dando resistência as plantas. O vacúolo é uma organela que possui uma membrana (tonoplasto), preenchidos com um suco celular, solução aquosa contento vários sais, açúcares, pigmentos, armazenam metabólitos e quebram e reciclam macromoléculas. É uma organela que pode ocupar a maior parte do volume da célula. Os plastídios são envolvidos por uma dupla membrana e são classificados de acordo com o pigmento: os cloroplastos (clorofila), cromoplastos (carotenóides) e os leucoplastos (sem pigmento). Os cloroplastos são organelas responsáveis pela realização da fotossíntese. Ao contrário das células animais, que utilizam o glicogênio como reserva energéticas, as células vegetais armazenam amido. E na comunicação entre as células, nos vegetais é feita através de conexões chamadas plasmodesmas, e nas células animais, as junções comunicantes são responsáveis por esse papel.


http://www.sobiologia.com.br/

Células eucarioticas

A célula eucariótica possui três componentes principais:
O núcleo, que constitui um compartimento limitado por um envoltório nuclear. O citoplasma, outro compartimento envolvido por membrana plasmática, e a membrana plasmática e suas diferenciações.
Esses três componentes possuem vários subcomponentes ou subcompartimentos.
Existe grande variabilidade na forma das células eucarióticas. Geralmente o que determina a forma de uma célula é sua função específica.
Outros determinantes da forma de uma célula podem ser o citoesqueleto presente em seu citoplasma, a ação mecânica exercida por células adjacentes e a rigidez da membrana plasmática.
As células eucariontes são usualmente maiores e estruturalmente complexas. As organelas presentes no citoplasma possuem papéis específicos definidos por reações químicas. A presença ou ausência de determinadas organelas definirá se a célula é vegetal ou animal.

As células eucarióticas apresentam maior complexidade com núcleo organizado em carioteca, nucleoplasma, cromatina e nucléolo, além do citoplasma com organelas organizadas com sistemas de membranas, como complexo de Golgi, retículo endoplasmático, mitocôndria, cloroplasto, entre outras.

Reticulo Endoplasmatico Complexo de Golgi

Mitocondria Cloroplasto


http://www.sobiologia.com.br/